quarta-feira, 24 de junho de 2009

Review Meeting

Hoje fizemos a review meeting de um dos projetos que estou gerenciando.

Segundo o SCRUM, esta reunião é feita ao final de cada sprint, com o time, o Scrum Master e o Product Owner, o qual poderá convidar quem desejar.

O time apresentou os itens que foram concluídos na sprint sem muitos percalços, apenas um dos integrantes teve um pequeno problema ao apresentar dois relatórios pois optou fazer a apresentação utilizando um banco de testes ao invés do de produção e algumas informações necessárias não estavam lá. Isto serviu pra ele como aprendizado pois ele preparou a apresentaçào, e testou o equipamento, na base de produção e na última hora decidiu pelo banco de testes. Garotos são assim...

Foi a primeira Review Meeting deste time, que está em fase inicial no uso do SCRUM e também foi a primeira da empresa na qual este projeto está sendo realizado. Provavelmente este tenha sido o motivo da baixa presença dos convidados pois, de quase 20 convidados, apenas 6 estiveram presentes (e mais todo o time).

Após a review acabamos fazendo uma mini-retrospective levantando o que foi bom e o que não foi e já avaliando o formado da próxima. Definimos que podemos gastar até 2 horas na review mas desde que a apresentação seja dinâmica, sem muita enrolação e mostrando de forma suscinta cada um dos itens. Teremos tempo preciso dividido por cada integrante do time e uma pessoa ficará encarregada de cronometrar e avisar ao apresentador quando seu tempo finalizar. O Scrum Master deverá ser o facilitador da review impedindo que os convidados discutam muito sobre os itens e barre-os quando estiverem fugindo do assunto em questão.

Nenhum comentário: