sábado, 20 de junho de 2009

Primeira Retrospectiva - Projeto com SCRUM

Finalizada também a primeira retrospectiva. Foi mais fácil do que eu tinha imaginado.
Entendi que o time ainda não está preparado para discutir problemas internos e resolver entre eles mesmo. Alguns pontos que eu achei que iriam colocar na mesa (ou melhor, nos post its) acabaram nem citando.
Por exemplo, há problemas com o horário de trabalho de um dos integrantes, e em alguns momentos parte do time ficou sem poder avançar em um item pois precisava desse ausente. E não há, por parte dele, nenhuma disponibilidade para, em um ou outro dia, fazer um horário diferente de trabalho para estar por mais tempo com a equipe. Talvez, na próxima eles discutam isso...
Citaram poucos problemas com o Scrum Master (que sou eu, se você ainda não percebeu!) e um ponto de queixa geral foi o fato de um dia, durante a Sprint, ao constatar que produziram apenas 2 horas eu questionei o que havia ocorrido. Na verdade reclamaram da forma como eu questionei, pois disseram que eu mandei o chicote e depois perguntei, mas sei que não foi bem isso... essa turma ainda não está muito consciente do fato de que agora elas estão no controle e são responsáveis primeiras pelo cumprimento da meta da Sprint.
Em relação a melhorias pedidas para a empresa estão a troca de computadores e de cadeiras.

Nenhum comentário: