segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Urnas Eletrônicas

Nunca achei seguro o uso das urnas eletrônicas...
Espere aí, vamos fazer uma introdução.
O Brasil adota nas eleições um equipamento chamado de Urna Eletrônica na qual os eleitores digitam os códigos dos seus candidatos (ou branco/nulo) e ao final das votações a contagem é feita eletrônicamente, de forma rápida e precisa.
Well, isso se o software que gerencia a urna estiver calibrado para contar os votos que realmente foram digitados; se ao confirmar o voto o que realmente for digitado for gravado; se ao transmitir os dados do disquete para o servidor o software não estiver viciado, etc...
Hoje não dá pra eu saber se o meu voto foi computado da forma correta. No papelzinho eu ainda podia (ainda que não muito legal) fazer uma marquinha no cantinho e depois na contagem eu comprovar que meu voto foi contado de forma certa.
Com a urna eletrônica atual isso não é possível. Depois que eu confirmo o voto eles podem fazer o que bem entender e eu não tenho como verificar, garantir meus direitos, etc...



O correto seria usar uma bobina de papel, em um compartimento fechado, no qual o meu voto seria impresso, eu poderia visualizar e depois o papel seria enrolado ou destacado e jogado em uma pequena urna, também fechada. No final da votação seria possível fazer a contagem dos votos e ainda conferir com a contagem automatizada.

Uma outra forma seria exibir uma senha pra mim, ao final da votação, e posteriormente gerarem uma listagem com todos os votos da urna, com a senha na frente. Para eu verificar se computaram corretamente bastaria ir até o local e ver o que está indicado na minha senha. Este modelo funciona muito bem em regiões civilizadas, com pessoas instruídas e que não tenham coronéis, senhores feudais, votos de cabresto e coisas do gênero. Pensando bem, esta opção não se aplica ao Brasil.

Nenhum comentário: